Por que ter um advogado em uma negociação de compra e venda de imóvel?

Transações imobiliárias são cada vez mais comuns e, ao mesmo tempo, complexas. Há diversos tipos de edificações e regras imobiliárias, que pedem atenção do consumidor para que ele não caia em armadilhas e tenha prejuízos. Por isso mesmo, é fundamental ter um advogado em uma negociação de compra e venda de imóvel.

 

Inúmeros processos judiciais, que levam anos para serem julgados, são resultado da falta de cautela de ambas as partes – comprador e vendedor – que se deparam com problemas que poderiam ter sido evitados no momento da transação imobiliária.

 

O advogado é um profissional preparado, conhecer das leis e regulamentações novas e, por isso mesmo, deve estar ao seu lado no momento de comprar ou vender um imóvel. A seguir, explicamos o porquê:

 

O advogado por te orientar quanto ao pagamento do sinal

 

Um dos erros mais comuns nas transações de hoje em dia é o pagamento do sinal. Isso porque, embora ele demonstre que você tem interesse no negócio e se compromete com ele, essa transação só deve ser feita depois de uma análise completa de todo o negócio. Isso porque, caso o comprador descubra algum débito ou impedimento após pagar o sinal, fica muito difícil de reaver esse valor.

 

Corretor e advogado trabalham juntos para você

 

O serviço jurídico gera mais tranquilidade ao cliente e pode ser oferecido com honorários fracionados, caso o negócio não seja concretizado. O trabalho do corretor de imóveis, que gera uma comissão de 5 a 6% do valor do bem, é complementar ao do advogado, que cobra de 2 a 4% de honorários para oferecer conhecimentos elevados sobre Direito Imobiliário.

Por que contratar um advogado ao comprar ou vender imóveis

 

A rescisão de uma transação imobiliária pode gerar um prejuízo de 15 a 50% do valor do bem, sabia? Por isso, contratar um advogado é a forma mais econômica e eficiente de assegurar que isso não vai acontecer. Além disso, é o advogado que negociará os trâmites com o corretor de imóveis, que, na ânsia de vender rapidamente, pode atropelar alguns requisitos básicos para a transação.

 

Compre ou venda ou imóvel em segurança com a RL Santucci

 

Nossos especialistas podem te orientar sobre todo o procedimento de compra ou venda de imóvel, além da redação do contrato, fundamental para evitar mal entendidos ou erros de interpretação. Se você deseja fazer uma transação com imóveis, conte com nossos advogados de Direito Imobiliário, que deixarão esse processo muito mais seguro e rápido.


Deixe um comentário