Saiba alguns dos principais cuidados na hora de comprar um imóvel

A compra da casa própria envolve muito mais do que apenas visitar o imóvel e gostar dele. Há uma série de armadilhas no mercado e, por isso, é fundamental atentar a quesitos como documentação e pendências na justiça, além de fazer um diagnóstico completo do local.

 

Imóveis usados, por exemplo, pedem matrícula atualizada no cartório em que o registro foi feito. Nele, constará todo o histórico da propriedade e será possível levantar muitas informações sobre o imóvel. Certidão negativa de tributos também é essencial antes de qualquer transação.

 

A seguir, listamos os cuidados que você deve tomar na hora de comprar um imóvel. Acompanhe:

 

Cuidados com a documentação ao comprar um imóvel

 

Imóveis usados pedem a matrícula do bem, certificado negativo de ação cível e criminal do vendedor e de seu cônjuge. Idem para o condomínio. Certidão negativa de tributos do imóvel (IPTU) e certidão negativa de débitos com o condomínio, em caso de apartamentos.

 

Além disso, é preciso solicitar uma certidão negativa de utilidade pública do imóvel, a fim de evitar desapropriação surpresa, e registro, no cartório de imóveis, do contrato de compra. A transferência da propriedade só ocorre quando passar a constar na matrícula.

 

Imóveis novos pedem um memorial descritivo, documento que reúne todas as informações sobre a construção, além de convenção do condomínio e certidão negativa de débitos com o condomínio.

Fatores externos como localização, trânsito, barulhos na rua, inconvenientes como feiras, comércio ambulante, “baladas” e falta de segurança devem ser avaliados antes de adquirir qualquer imóvel. Por isso, é interessante visitar o imóvel em diferentes dias e horários.

 

Compre um imóvel com segurança: conte com a nossa assessoria

 

Ter o apoio de um advogado especializado em Direito Imobiliário é essencial para não se arrepender da compra de um imóvel, seja ele novo ou usado. Por isso, conte com a RL Santucci para avaliar documentações e condições do imóvel e fazer uma compra segura.


Deixe um comentário